Dieta do Carboidrato – Como Funciona

A Dieta do Carboidrato é também conhecida como Dieta da Proteína. Ela foi desenvolvida pelo Dr. Atkins e virou uma verdadeira febre internacional no período de sua divulgação.

Neste Blog escrevemos um artigo chamado “Dieta da Proteína em 3 Passos” que aborda alguns aspectos desta dieta.

Mas embora a Dieta do Carboidrato seja simplesmente outro nome da mesma dieta, vamos aproveitar este artigo para abordar alguns detalhes de seu interesse e que não abordamos no artigo citado acima.

.

Dieta do Carboidrato – Como Funciona?

.

dieta do carboidratoBasicamente o princípio é o seguinte:

1 – Nosso organismo precisa de energia para desenvolver as atividades diárias normais, como andar, pensar, falar, etc.

2 – Ele retira esta energia de duas fontes básicas:

a) Dos carboidratos que ingerimos.

b) Das gorduras armazenadas em nosso corpo (energia não utilizada e estocada para ser usada em momentos de escassez).

3 – Existe uma hierarquia natural em que o organismo dá prioridade ao consumo desta energia:

a) Primeiro ele utiliza a energia disponível nos carboidratos que ingerimos diariamente.

b) Na falta deles, o organismo passa a consumir a energia que está armazenada em forma de gordura no corpo.

4 – Quando eliminamos total ou parcialmente a ingestão de carboidratos, o corpo passa a utilizar a energia armazenada nas gorduras e começamos a perder peso rapidamente.

Portanto, a Dieta do Carboidrato tem como princípio básico a eliminação total dos carboidratos nos primeiros dias de sua aplicação e a introdução de alguns tipos de carboidratos (em porções balanceadas) após alguns dias, para evitar danos à saúde do corpo, como mencionamos com mais detalhes no artigo citado acima.

.

Dieta do Carboidrato – Corpos Cetônicos

.

Segundo a Wikipédia, os corpos Cetônicos, apesar do nome, são na realidade substâncias solúveis em água e têm origem na quebra dos ácidos graxos.

São utilizados como fonte de energia para os músculos, coração e para o cérebro.

Para os corpos Cetônicos começarem a agir e as reservas de gordura no corpo começarem a ser consumidas, é importante não ingerir nenhum tipo de carboidratos nas primeiras 48 horas depois de iniciada a dieta do carboidrato.

Para que você conheça melhor os alimentos que podem ser consumidos na Dieta do Carboidrato, assim como os alimentos que não devem ser ingeridos, o Projeto Saúde do Corpo produziu um e-book com todos os detalhes que você precisa.

Clique na Imagem e Baixe AGORA o seu E-book sobre as Dietas Mais  Famosas do Mundo, com cardápios, receitas e tabelas dos alimentos.

download_ebook1

.

Dieta do Carboidrato – Amidos Resistentes

.

dieta do carboidratoOs amidos são carboidratos, mas eles se dividem em 2 categorias basicas:

a) Amidos digeríveis – Aqueles que são absorvidos pelo corpo e aumentam a quantidade de insulina, provocando o estoque de gordura, caso não sejam consumidos pelo corpo na sua totalidade.

É exatamente este tipo de carboidrato que deve ser evitado na dieta do carboidrato.

b) Amidos Resistentes – Aqueles que não são absorvidos pelo organismo em nenhuma das fases da digestão, ou seja, apenas passam pelos intestinos sem serem absorvidos.

Funcionalmente eles se assemelham às fibras alimentares, pois dão uma sensação de saciedade, tornando a dieta do carboidrato muito mais confortável para quem a pratica.

Abaixo, deixarei uma pequena relação de alguns alimentos que contém amidos resistentes, cujo representante principal (de acordo com as pesquisas feitas pelo Projeto Saúde do Corpo) é a Banana Verde.

Banana verde

Banana madura

Lentilhas

Batata

Grão de bico

Macarrão integral (trigo)

Arroz integral

Macarrão branco

Feijão

Feijão Branco

Aveia

.

Dieta do Carboidrato – Cuidados

.

Dieta do CarboidratoComo já dissemos no artigo “Dieta da Proteína em 3 Passos”, o Projeto Saúde do Corpo considera a Dieta do Carboidrato um tanto quanto perigosa se não for feita com o acompanhamento de um profissional da área de saúde qualificado para orientar sobre os tipos de alimentos que podem ou não ser ingeridos, assim como o tempo de duração e eventuais intervalos na aplicação desta dieta.

A Dieta do Carboidrato funciona, isto é comprovado.

Mas não aconselhamos que você persiga a meta puramente estética, pois a sua saúde poderá ficar seriamente comprometida a longo prazo, se não observar os cuidados necessários em que somente um profissional qualificado poderá sugerir.

Baixe agora mesmo o seu  e-book completo! Clique no Banner Abaixo.

download_ebook1

Se deixar seu comentário abaixo eu prometo que te respondo!!

Fernando Jordão

Gostou? Então Compartilhe!

    2 Resultados

    1. rosalina ribeiro disse:

      Ola! Gostei de saber sobre as dietas várias que existem por ai. Gostei principalmente do cuidado com a saúde e não só com a estética…existem tantas dietas que as pessoas geralmente ficam meio perdidas na hora de saber qual e a melhor! Muito útil mesmo!

      • saudedocorpo disse:

        Olá Drª Rosalina.
        Obrigado pelo seu comentário e pela sua ajuda voluntária no Projeto Saúde do Corpo.