Dieta Detox – Como Funciona Realmente

Dieta Detox ou Dieta da Desintoxicação é utilizada, geralmente, para eliminar as toxinas nocivas ao corpo e regular algumas funções. Ela faz parte do grupo das chamadas Dietas Funcionais e cumpre um objetivo bem específico, como veremos neste artigo.

.

Dieta Detox – Como Funciona

.

Hoje em dia nossa alimentação é muito pobre em nutrientes e vitaminas e muito rica em gorduras, hormônios, corantes, agrotóxicos, açúcares, alimentos transgênicos, e toda a sorte de porcarias industrializadas que visam atender ao “mercado do Sabor” e compensar a falta de tempo generalizada que se instalou na sociedade moderna.

A Dieta Detox foi elaborada para limpar o organismo de tempos em tempos e dar ao nosso corpo a chance de se autorregular no que diz respeito às suas funções vitais.

Embora seja uma dieta extremamente saudável, a Dieta Detox cumpre uma função muito mais específica do que simplesmente fazer com que a pessoa perca peso.

Além disso, a configuração da Dieta Detox não foi feita para ser utilizada em longos períodos como as dietas criadas para o emagrecimento, pois o seu cardápio sugere uma alimentação com valores calóricos muito baixos e, se praticada por mais de uma semana, pode gerar efeitos colaterais desagradáveis, tais como desmaios, tonturas, etc.

Resumindo: a Dieta Detox foi criada para desintoxicar o organismo e não com a finalidade de emagrecer.

Agora vem a pergunta natural:

– Então quer dizer que a Dieta Detox não emagrece?

.

Dieta Detox – Quando Praticá-la?

.

dieta detoxComo disse no início deste artigo, a quantidade de toxinas que ingerimos no dia a dia acaba por impedir a produção de alguns hormônios e outras substâncias vitais que regulam determinadas funções no organismo humano.

Assim, é muito comum que uma boa parte da população sinta um cansaço excessivo, mal funcionamento dos intestinos, insônias muito frequentes, muitos gases, dificuldade de se concentrar, má digestão, dores de cabeça constantes e muito frequentemente uma imensa dificuldade para perder peso.

Como a Dieta Detox é realmente uma dieta muito saudável, não custa nada praticá-la durante uma semana (caso você sinta algum dos sintomas descritos acima) e verificar se houve alguma mudança significativa.

O Projeto Saúde do Corpo fez uma pesquisa e reuniu diversas informações sobre a Dieta Detox, assim como fazemos em relação às diferentes dietas disponíveis no mercado.

Verificamos que várias pessoas relataram melhoras sensíveis depois de seguir um cardápio rígido de desintoxicação por curtos períodos, que variaram entre 3 dias e 1 semana.

Mas algumas delas também relataram que ficaram tão entusiasmadas com os resultados que decidiram dar continuidade à Dieta Detox por períodos mais longos na tentativa de chegar ao peso desejado, apesar dos inúmeros avisos contrários por parte dos nutricionistas.

Assim, elas descobriram na prática o sentido de um ditado popular bem antigo:

“Muitas vezes a diferença entre o remédio e o veneno é a Dose”.

Quando o tempo de duração da dieta foi estendido com a finalidade de emagrecer, ela tornou-se nociva e apresentou aqueles efeitos colaterais desagradáveis dos quais falamos antes.

.

Dieta Detox – Emagrece ou Não?

.

Por mais paradoxal que pareça, vou lhe confundir um pouco antes de esclarecer, ok?

A resposta é: Sim e Não!dieta detox

Vamos lá…

Se você estiver apenas olhando para a Balança, vai notar “redução de peso” dentro de uma semana e vai continuar a perder “peso” se continuar.

Mas saiba que o cardápio a ser seguido, apesar de ter como base uma alimentação absolutamente saudável (como frutas, sucos, chás, fibras, etc.) ainda assim possui um baixo valor calórico.

Além disso, para cumprir a função de desintoxicar, é claro que você vai eliminar grande parte das toxinas através da urina, certo?

Assim, o cardápio sugerido para a Dieta Detox inclui alimentos altamente diuréticos.

Se juntarmos todos esses fatores, você perceberá facilmente que a perda de “peso” observada na balança não corresponde totalmente à perda de Gordura e sim à perda de líquido também.

Ou seja, grande parte daquele peso que você achou que perdeu e pensou que era gordura, na realidade era líquido.

Quando você pratica a Dieta Detox por uma semana, tudo bem, pois a função é desintoxicar mesmo e dar espaço para seu corpo se autorregular.

Mas se você continuar… bem, não preciso repetir pois acho que você já entendeu!

.

Dieta Detox – Como Tirar Proveito dela Para Chegar ao Meu Peso Ideal?

dieta detox.

Em minha opinião a coisa mais inteligente a ser feita é praticar a Dieta Detox por uma semana apenas e, caso sinta alguma diferença significativa para melhor, mudar para uma dieta projetada para o emagrecimento, como as várias dietas que o Projeto Saúde do Corpo pesquisou e divulgou gratuitamente para você.

Sugiro que leia os artigos indicados abaixo para saber mais:

“Dietas Para Emagrecer com Saúde” 

“Dieta do Paleolítico”  (Muito Boa)

No link abaixo divulgamos um dos cardápios sugeridos pela Dr.ª Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), publicado na Revista Corpo a Corpo.

.

Cardápio da Dieta Detox 

.

Sugerimos também que você peça AGORA o E-book INÉDITO  que o Saúde do Corpo Organizou e publicou com as principais Dietas disponíveis no Mercado, com cardápios completos e análises de cada uma delas.

Clique na Imagem abaixo e Baixe seu e-book AGORA!

dietas famosas

Até o próximo Artigo!

Fernando Jordão

.

Gostou? Então Compartilhe!