Dieta da Usp – Como Funciona de Verdade

A Dieta da Usp leva o nome da famosa Universidade de São Paulo. No entanto ela não foi desenvolvida por aquela universidade e, pelo que se sabe, por nenhum profissional ligado a ela.

Através das pesquisas feitas pelo Projeto Saúde do Corpo, chegamos à conclusão de que o nome “Dieta da Usp” foi utilizado para dar mais credibilidade ao processo, mas nada tem a ver com a referida entidade.

Mas seja lá como for, o fato desta dieta ter sido batizada de Dieta da Usp, não elimina o fato dela ter os seus princípios básicos muito semelhantes às chamadas Dietas da Proteína, Dietas do Carboidrato e a Dieta do Dr. Atkins.

.

Dieta da Usp – Como Funciona

.

Basicamente a Dieta da Usp é a versão das dietas com restrição de carboidratos mencionadas acima, mas com um cardápio rígido.

Esta distinção funcional, ou seja, um cardápio rígido e preestabelecido, é perfeita para aquelas pessoas que não gostam de tomar muitas decisões quando o cardápio permitido engloba uma variedade de opções.

Tem gente que prefere seguir à risca uma determinada instrução e este método ajuda muito nestes casos.

Como todas as outras dietas com restrição de carboidratos a Dieta da Usp dá prioridade ao consumo de proteínas como carnes vermelhas, frango, peixes e laticínios e restringe o consumo de carboidratos.

Mas como você verá no cardápio da Dieta da Usp que eu deixei no final deste artigo, a cenoura e a vagem (alimentos que contém carboidratos) estão presentes em alguns dias da semana.

Os ovos também são muito importantes na Dieta da Usp pelo seu valor proteico.

O mecanismo que leva uma pessoa a perder peso rapidamente é o mesmo utilizado nas outras dietas mencionadas acima, mas para você saber os detalhes sobre como funciona um sistema baseado na restrição de carboidratos, recomendo que leia o artigo indicado abaixo, onde isto é explicado com mais detalhes e de forma bastante simples.

“Dieta do Carboidrato – Como Funciona”

.

Dieta da Usp – Cardápio

.

Dieta da USP - CardápioSó para lembrar:

a) O cardápio abaixo deve ser seguido com rigidez, ou seja, não se deve substituir nenhum dos itens.

b) Para que a Dieta da Usp tenha pleno sucesso, este cardápio deverá ser seguido por 7 dias e após este período, repetir o processo por mais 7 dias, num total de 14 dias de duração.

c) Não continuar com a Dieta da Usp depois destes 14 dias, pois os riscos à sua saúde poderão aumentar significativamente e os danos poderão ser irreversíveis.

Abaixo do cardápio, daremos a opinião do Projeto saúde do corpo sobre a Dieta da Usp, assim como as suas vantagens e desvantagens.

.

Dia 1

·         Manhã: café com adoçante

·         Almoço: 2 ovos cozidos

·         Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Dia 2

·         Manhã: café com bolacha cream cracker

·         Almoço: 1 bife grande e 1 porção salada de frutas

·         Jantar: presunto à vontade

Dia 3

·         Manhã: café com biscoito cream cracker

·         Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas

·         Jantar: 1 porção de presunto e salada

Dia 4dietas_famosas_download

·         Manhã: café com biscoito

·         Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e 1 porção de queijo minas

·         Jantar: salada de frutas e 1 iogurte natural

Dia 5

·         Manhã: café, 1 cenoura crua temperada com limão

·         Almoço: frango grelhado

·         Jantar: 2 ovos cozidos, 1 cenoura

Dia 6

·         Manhã: café com biscoito

·         Almoço: filé de peixe com tomate

·         Jantar: 2 ovos cozidos e 1 cenoura

Dia 7

·         Manhã: café com gotas de limão

·         Almoço: Um generoso bife grelhado e frutas

·         Jantar: qualquer tipo de refeição menos doces e bebidas alcoólicas

.

Dieta da Usp – Vantagens

.

Dieta da USPusp - vantagensA grande vantagem da Dieta da Usp é que ela realmente faz perder peso de forma bastante rápida.

Se você procurar pela internet, no Facebook e em alguns sites especializados, encontrará depoimentos de pessoas que perderam até incríveis 15 kg em menos de 1 mês com a Dieta da Usp.

Isto é particularmente conveniente para aquelas pessoas que, por exemplo, vão se casar ou participar de algum evento social importante e precisam “entrar na roupa” em poucas semanas.

.

Dieta da Usp – Desvantagens

.

Dieta da USP-desvantagensAs desvantagens, em minha opinião são maiores que as vantagens:

a) A Dieta da Usp não induz a uma reeducação alimentar.

Isto quer dizer que você emagrece rapidamente, mas não se educa a manter o peso.

Como resultado disso, você poderá vir a ganhar mais peso do que antes em questão de semanas, reproduzindo o chamado “efeito sanfona”.

b) A pessoa que pratica a Dieta da Usp está sujeita aos efeitos colaterais como o mau hálito, tonturas, sensação de fraqueza, sono intranquilo, “prisão de Ventre”, etc.

Isto se dá porque ao ingerir muito pouco carboidrato, a pessoa fica sem a fonte de energia principal que lhe dá forças no dia a dia.

c) A Dieta da Usp não garante que a pessoa perca somente o excesso de gorduras.

Isto mesmo!

Você também vai perder massa muscular e água, causando uma sensação aparente de emagrecimento, mas que na realidade pode trazer consequências nocivas e, muitas vezes, irreversíveis ao seu organismo.

.

Dieta da Usp – Nossa Opinião

.

Dieta da USP - BifeDo ponto de vista da Saúde do seu Corpo, não recomendamos esta dieta.

Mas também não assumiremos uma postura radical, pois sabemos que existem casos em que as pessoas podem ficar desesperadas com a chegada de algum evento social importante e vão fazer “qualquer loucura” para conseguir emagrecer rápido.

Apesar de sempre recomendarmos que um profissional da área de saúde especializado seja consultado, nestes casos e somente nestes casos, sugerimos que você utilize este cardápio à risca durante 14 dias somente.

Conquiste seu objetivo mais imediato rapidamente, mas depois vá procurar um nutricionista, um personal trainer ou um médico especialista em emagrecimento que lhe ajudará a manter o peso e evitará o efeito sanfona e demais danos irreversíveis à sua saúde.

O Projeto Saúde do Corpo pesquisou sobre as dietas mais populares do mercado e publicou um E-book INÉDITO que fala sobre cada uma delas para entregar aos nossos leitores GRATUITAMENTE.

Clique na Imagem abaixo e Baixe o seu  E-book.

download_ebook1

Se você gostou deste artigo ou se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário e eu prometo que te respondo!

Fernando Jordão

Gostou? Então Compartilhe!